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“... porque não é isso!” Nas dobras do BarrocoOutra dimensão do saber
efeito grandioso e teatral para acentuar o apelo emotivo e
estimular a piedade e a devoção.
Dinamismo, contrastes fortes, dramaticidade, exuberância
e realismo estão presentes nas obras artísticas barrocas em
contraposição às qualidades de moderação, austeridade,
equilíbrio e harmonia buscadas no Renascimento. O equi-
líbrio entre o sentimento e a razão é rompido, representan-
do o apelo ao emocional ou patético em oposição à tendên-
cia do intelecto a estabilizar e fixar princípios rígidos.
A tendência barroca de substituir o absoluto pelo relativo,
a limitação pela liberdade, é expressa mais nitidamente no
uso de formas abertas. Ao contrário do Renascimento, que
buscava criar através da arte um mundo de formas ideali-
zadas, purificadas de suas imperfeições e idiossincrasias
individuais, dentro de uma concepção fixa do universo,
no Barroco a mutabilidade das formas e da natureza e o
dinamismo de seus elementos se tornaram evidentes. A
interpretação barroca, a partir da observação da natureza
como ela é e não como ela deveria ser, deu às obras ênfase
na emoção, no espetaculoso e no teatral pelas contorções
dramáticas das figuras, pelo registro das formas com suas
imperfeições naturais e pela liberdade concedida ao artista
para experimentar soluções individuais.
Nascido em um cenário de conflitos espirituais e religiosos,
o estilo Barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar
forças antagônicas e manifesta uma tensão entre a mate-
rialidade opulenta e as demandas de uma vida espiritual.
No Barroco, o homem é um ser de angústias e dúvidas.
90 Revista da ATO – escola de psicanálise, Belo Horizonte, Topologia e desejo do analista, ano 3, n. 3, p. 87-97, 2017
efeito grandioso e teatral para acentuar o apelo emotivo e
estimular a piedade e a devoção.
Dinamismo, contrastes fortes, dramaticidade, exuberância
e realismo estão presentes nas obras artísticas barrocas em
contraposição às qualidades de moderação, austeridade,
equilíbrio e harmonia buscadas no Renascimento. O equi-
líbrio entre o sentimento e a razão é rompido, representan-
do o apelo ao emocional ou patético em oposição à tendên-
cia do intelecto a estabilizar e fixar princípios rígidos.
A tendência barroca de substituir o absoluto pelo relativo,
a limitação pela liberdade, é expressa mais nitidamente no
uso de formas abertas. Ao contrário do Renascimento, que
buscava criar através da arte um mundo de formas ideali-
zadas, purificadas de suas imperfeições e idiossincrasias
individuais, dentro de uma concepção fixa do universo,
no Barroco a mutabilidade das formas e da natureza e o
dinamismo de seus elementos se tornaram evidentes. A
interpretação barroca, a partir da observação da natureza
como ela é e não como ela deveria ser, deu às obras ênfase
na emoção, no espetaculoso e no teatral pelas contorções
dramáticas das figuras, pelo registro das formas com suas
imperfeições naturais e pela liberdade concedida ao artista
para experimentar soluções individuais.
Nascido em um cenário de conflitos espirituais e religiosos,
o estilo Barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar
forças antagônicas e manifesta uma tensão entre a mate-
rialidade opulenta e as demandas de uma vida espiritual.
No Barroco, o homem é um ser de angústias e dúvidas.
90 Revista da ATO – escola de psicanálise, Belo Horizonte, Topologia e desejo do analista, ano 3, n. 3, p. 87-97, 2017